Squid Game (T3)
Sendo uma série chocante pela sua violência extrema, tinha gostado bastante das duas primeiras temporadas porque havia uma parte moral - e no final, era impossível não se sentir mal com o que se via.
Com esta terceira temporada, começa-se a questionar se essa violência já não foi normalizada. 😵💫 Parece que agora já ninguém estranha. E sinceramente, acho que não devíamos banalizar a violência, tendo em conta tudo o que se passa hoje com a "desumanização" da sociedade.
Além disso, tiveram a oportunidade - com esta temporada ou a seguinte - de encerrar a história e levar o conceito até ao fim. Talvez até um fim "feliz", que para mim seria o desmantelamento daquela organização. Mas seguiram o caminho tipico da Netflix: apostar mais no marketing e tentar agradar toda a gente.
Até aqui, falava de um público adulto. Mas há outro ponto que me preocupa: muitos pais deixam os filhos ver esta série. E a culpa não é da Netflix nem da série em si - é dos próprios pais. Acho mesmo que muitos não têm noção das consequências que isto pode ter numa criança.
Estamos a falar de assassinatos, sequestros, suicídios… Não sou a favor de proteger as crianças de tudo e mais alguma coisa, mas neste caso é demais.
No geral, gostei das personagens e das histórias paralelas que foram introduzidas ao longo da trama principal - como o par mãe/filho, a rapariga com a criança e o 'pai', os junkies com o Min Su e companhia.
Se calhar teria gostado de ver mais desenvolvimento das histórias deles - isso teria criado uma ligação mais forte com as personagens e com o que estão a viver naquela ilha.
Não sei se já viste Breaking Bad, mas as sequências em que fazem a votação fizeram-me lembrar essa série. Um ritmo lento 😄 - às vezes passamos quase um episódio inteiro só a ver cento e tal pessoas a votar.
Eu gostei da série em si, do ponto de vista artístico - tem um conceito muito fora do comum. Uma série no mesmo estilo que gosto muito e aconselho é Alice in Borderland, uma produção japonesa que também levanta questões do género. A nova (última?) temporada deve sair este ano, por isso estou curioso para ver.